As Pastagens

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano  Ver Loja
É sabido que os factores mais importantes na hora de determinar o grau de qualidade de um presunto são os genes do porco e o tipo de alimentação que recebem no período de engorda. Mas estes só podem ser incluídos com base ao lugar de procedência dos melhores presuntos do mundo. Falamos das pastagens.
 
O término pastagem faz referência a um ecossistema muito particular que encontramos em zonas muito amplas do este e sudeste peninsular, formado por grandes prados e uma quantidade importante de árvores da família quercus, especialmente sobreiros, carvalhos e azinheiros os quais produzem bolotas, consideradas como o maior tesouro dos produtores ibéricos, e sem nenhuma dúvida, o elemento que dá identidade própria ao presunto pata negra de bolota. Até esse ponto que a bolota se converteu em todo um símbolo de trabalho bem feito.
 
dehesa1
Bolotas

Longe da idealização primitiva que nos leva a pensar que é um espaço virgem, a pastagem é o resultado de uma exploração harmoniosa da natureza, por parte de quem a explora, que a tem utilizado com fins lucrativos e como fonte de recursos muito valiosos, como é o caso da cortiça ou a madeira.

Este equilíbrio mantido durante séculos, com base no respeito dos ritmos sazonais e na preservação de recursos para o futuro, fazem com que a pastagem seja hoje em dia um dos sistemas de exploração agro-pastoril mais exemplares e importantes do mundo.
 
Tanto os carvalhos, como os azinheiros e os sobreiros, para além de proporcionarem um microclima ideal para os porcos com a sua sombra, produzem bolotas.

O período de maior produção é entre os meses de Setembro e Fevereiro. Isto, unido ao feito de que as temperaturas são mais baixas nesta época, faz com que seja o momento em que a maioria dos porcos saem para estar em regime de pastoreio. Isto não que dizer que o resto do ano não o façam, pois continua havendo algumas bolotas e outros recursos, como pasto, raízes, etc., também muito apreciados para a sua alimentação.
 
Mas, porque são tão boas as bolotas para a obtenção de presuntos de alta qualidade? A resposta que encontramos na alta concentração de ácido oléico das mesmas (até 93%), a qual, em combinação com a própria pré disposição do porco a acumular gordura, tem como resultado a gordura infiltrada tão apreciada pelos provadores de presunto.

Sem dúvida, o primeiro motivo do êxito é a suculência e um sabor inigualável com um toque a bolota que convertem o presunto pata negra de bolota num produto único no mundo. Podemos afirmar, portanto, que existe uma simbiose perfeita e histórica entre os porcos e as pastagens, razão pela qual, a sua conservação e exploração com base em boas práticas se presenta como imprescindível para assegurar uma produção sustentável no tempo e no espaço.

dehesa2
Porcos das pastagens

Também devemos destacar as implicações no que se refere a questões de saúde. Com efeito, numerosos estudos científicos afirmam que os porcos pata negra alimentados com bolotas produzem presuntos muito mais saudáveis que os presuntos provenientes de porcos brancos.

Um menor conteúdo em colesterol LDL, um alto conteúdo em ácido oléico muito benéfico para evitar problemas cardiovasculares e uma grande quantidade de vitaminas do grupo E e de minerais fazem com que o presunto pata negra de bolota um produto muito saudáveis e indicado para uma dieta equilibrada. Mas recordemo-nos que estes parâmetros somente são aplicáveis a porcos engordados em regime de pastoreio, ou seja, alimentados única e exclusivamente à base de bolotas.
 
Aspectos somente possíveis devido às pastagens, tesouro por excelência do sector ibérico, graças ao qual os porcos, rigorosamente seleccionadas durante séculos, são criadas em regime de liberdade, alimentando-se da maneira mais saudável possível até alcançar as condições óptimas para o seu sacrifício e a elaboração de produtos ibéricos de maior qualidade.

Tudo sobre presunto

Conteúdo

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano Ver Loja