Como conservar presunto Pata Negra

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano  Ver Loja
O presunto pata negra é um produto com muito rendimento, o que faz com que em algumas ocasiões passe muito tempo desde o momento em que se extraíram as primeiras fatias, até que sobre somente osso e carne junto a este. Por estas razões é muito importante conhecer os segredos e truques para conservar o presunto pata negra nas melhores condições possíveis.
 
Para uma conservação óptima há que seguir os passos indicados para o corte de cada peça. Uma vez que se retiraram as fatias desejadas, é necessário saber como conservar o presunto pata negra. O importante é que a zona de corte não seja exposta ao ar, para o qual se devem aproveitar as sobras de pele e gordura (sobretudo), colocando-os sobre a superficie de corte.

Noutros tempos, utilizavam-se produtos como o azeite ou o colorau para assegurar a sua conservação. No caso do presunto ibérico não é necessário, já que na generalidade tratam-se de peças que passaram por um longo processo de secagem e curação, e a utilização de gordura do mesmo presunto resulta mais que suficiente para uma boa conservação da parte mais superficial. Neste sentido, recomenda-se cobrir o resto do presunto com um pano de cozinha ou com um saco de algodão.
 
comoConservar1
Cobrir a zona de corte com pele e gordura

Adicionalmente, recomenda-se pendurar o presunto pela pata num lugar fresco, seco e com uma temperatura de entre 10 e 18 ˚C, condições que se encontram especialmente em adegas e dispensas, ainda algumas pessoas optem por colocá-lo directamente num suporte de presunto.

De uma forma ou de outra, e isto é muito importante, em nenhum caso deve que envolvê-lo em plástico, pois começará a suar e estragar o seu sabor. Sempre que demore muito tempo para iniciar o corte ao presunto e antes de extrair novas fatias, é necessário retirar a parte mais superficial, que estará endurecida e terá um sabor a ranço nada saboroso.
 
É importante não cortar mais fatias do que aquelas que vai consumir, já que é difícil conservar as propriedades organolépticas das mesmas uma vez cortadas. Não obstante, se em alguma ocasião sobrarem fatias, a melhor maneira de conservar o presunto ibérico em fatias é utilizar papel celofane transparente e guardá-las no frigorífico durante os dias que forem necessários.

Neste caso, antes do seu consumo é importante lembrar-se de deixar as fatias à temperatura ambiente durante um período de tempo suficiente para que a textura, o aroma e o sabor das fatias se assemelhe ao das fatias recém cortadas.
 
Guardar fatias em celofane e conservar no frigorífico

Muitas pessoas optam por fatias de presunto embaladas em vácuo. Nestes casos deve guardá-las no frigorífico. Se assim for, há que ter em conta vários factores para o seu consumo.

Em primeiro lugar o produto deve consumir-se à temperatura ambiente (a cerca de 21 ˚C), pelo que é necessário retirá-lo do frigorífico um par de horas antes do seu consumo para poder desfrutá-lo ao máximo.

Para além disso, deve deixar repousar fora da embalagem, já que a embalagem em vácuo, apesar de ser uma boa forma de conservar o presunto pata negra, modifica ligeiramente as suas propriedades organolépticas, as quais se recuperam plenamente com algum tempo de exposição à temperatura ambiente.

Tudo sobre presunto

Conteúdo

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano Ver Loja