Maridagem do presunto Pata Negra com outros produtos, à sua mesa

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano  Ver Loja
Casar o presunto pata negra com outros produtos à sua mesa é uma prática que combina arte e ciência em parte iguais, e que consiste basicamente em encontrar a bebida mais apropriada para este requintado manjar.

Nos últimos anos são cada vez mais as pessoas interessadas e apaixonadas por este tipo de conhecimentos, pelo que o número de acontecimentos e eventos que se celebram, tanto em Espanha, como no mundo, em torno desta questão, é cada vez maior. Mas, em que consiste exactamente?
 
Casar o presunto com outros produto refere-se à únião do presunto com algo mais de acordo com a sua relação harmoniosa e análoga. Assim, há uma corrente dentro deste casamento do presunto pata negraque prefere falar de harmonia e não tanto em união.

Em Espanha, a importância da produção vinícola e a presença de vinhos de todas as classe nas mesas do país, faz com que exista uma relação natural, quase simbiótica, entre o presunto e o vinho. No caso do pesunto pata negra, um produto que por sí só deleita os clientes mais exigentes, um bom acompanhante pode ter como resultado uma experiência gustativa infinitamente superior.
 
A isso é o que se dedicam os especialistas nesta união do presunto pata negra, em encontrar o tipo de vinho ou outra bebida com a que ambos produtos realçem os seus sabores, se fudam ou respeitem a particularidade de cada um, uma série de parâmetros baseados na experiência sensorial e não tanto na tradição gastronómica e de comensalidade.

A crescente especialização neste âmbito permite hoje em dia fazer uma classificação de bebidas adequadas para acompanhar o presunto pata negra, assim como estabelecer regras gerais e por sua vez precisas.

maridajeJamon1
Vinho e presunto pata negra, a união ideal

Apesar de que tradicionalmente se acreditasse que o presunto e os vinhos doces, tanto os espumosos como os que não o são, eram uma combinação muito saudável, no que se refere à degustação de presunto pata negra, hoje em dia já se sabe que esta não é uma combinação adequada devido ao alto conteúdo de açucar, que entra em contradição com o intenso sabor do presunto pata negra, provocando uma falta de fluidez na degustação.

Tão pouco devem ser bebidos os vinhos brancos mais jovens ou rosados, com apontamentos afrutados ou a flores, muito aromáticos e com uma tendência a destacar outros alimentos, razão pela qual se atribui ao presunto pata negra resultados previsivelmente negativos.
 
Os vinhos espumosos secos, como o espumante cava ou o champanhe parecem pretendentes que ganham adeptos dia após dia. Sem renunciar a uma identidade e corpo próprio, este tipo de vinhos relaciona-se muito bem com o presunto pata negra, potenciando o seu sabor, e vice-versa, sem renunciar à sua personalidade própria.

Sobre os vinhos tintos de reserva e envelhecidos, há alguns que podem tornar-se demasiado fortes, mas na generalidade, a alta concentração de taninos que este tipo de vinhos contêm, criam uma sensação muito agradável, envolvendo o presunto ibérico e permitindo desfrutar de ambos sabores.
 
Por outro lado, os vinhos ligeiros e jovens são muito recomendados numa união com o presunto pata negra, já que se relacionam de uma maneira muito fluída e criam novas matizes que não se encontram nestes produtos em separado.

Finalmente, praticamente todos os especialistas estão de acordo em afirmar que os vinhos generosos, como é o caso do fino e do manzanilla, são os melhores sem lugar a dúvidas. O seu sabor forte e penetrante só faz realçar, de uma maneira prodigiosa, as matizes mais prazenteiras do presunto pata negra, razão pela qual é indiscutivelmente o número um da lista.

Tudo sobre presunto

Conteúdo

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano Ver Loja