Maridagem do presunto serrano

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano  Ver Loja

A maridagem do presunto serrano refere-se à classificação das bebidas que melhor acompanham esta delícia da gastronomia espanhola. Para isso valem-se de uma combinação entre arte e ciência, dando lugar a uma prática particular que desperta um interesse crescente entre os apaixonados pela boa comida. Por esse motivo, os eventos relacionados com esta maridagem em Espanha e no mundo são cada dia mais numerosos.

Por maridagem entendemos a busca de uma relação perfeita e equilibrada entre dois elementos. Por exemplo, na maridagem do presunto serrano primam as bebidas que realçam o sabor do presunto ou que o acompanham sem o apagar, permitindo uma degustação harmoniosa deste requintado manjar.

Por exemplo, na cultura espanhola existe uma relação histórica entre o vinho e o presunto serrano, dado que ambos são elementos primordiais em todas as culturas regionais.

Assim, em Espanha gozamos de uma extensa variedade de vinhos graças à relevante presença da produção vinícola no seu entorno rural, o que faz que os especialistas tenham muitas e possíveis combinações para oferecer uma experiencia gastronómica única aos amantes do presunto serrano.

Vinho e presunto serrano, companheiros de sempre

Portanto, é preciso assinalar que a maridagem mais comum na cultura gastronómica de um país, ou aqueles que se fundamentam numa relação histórica entre os alimentos, nem sempre são a melhor opção. Com efeito, os especialistas em maridagem de presunto serrano têm por desafio descobrir que bebidas são ideais para cada um dos tipos de presunto serrano.

O objectivo é que ambos os produtos acentuem os respectivos sabores, dêem lugar a uma experiencia gustativa harmoniosa ou se respeitem entre si, ou seja, que um não apague a presença do outro no paladar do comensal.

O aumento do interesse pela prática da maridagem traduz-se na progressiva especialização e optimização das regras e parâmetros em que este se baseia, de maneira que hoje em dia é possível classificar os acompanhamentos apropriados para o presunto serrano em ditos parâmetros.


Se acertarmos com o vinho que acompanhará o presunto serrano que vamos degustar, a maridagem será um êxito. Mas isto não é simples dado que existe uma grande variedade tanto de tipos de presunto serrano como de vinhos. Por exemplo, os vinhos tintos jovens são uma excelente opção para a maridagem do presunto serrano Grande Reserva, já que a ligeireza do vinho dá-lhe protagonismo e intensidade no sabor deste tipo de presunto serrano, e oferece novas matizes.

Por outro lado, existe uma opção unanime entre os peritos, com respeito aos vinhos generosos, como por exemplo o manzanilha e o fino, os quais são considerados como uma das melhores opções para casar presunto serrano. Este tipo de vinhos oferece um sabor penetrante que acentua s deliciosas matizes do presunto serrano e trata-se provavelmente da opção mais aclamada entre os peritos.

Se quer deliciar-se com uma maridagem menos usual, não hesite em acompanhar as suas tapas com uma copo de espumante cava bem frio. Trata-se de uma prodigiosa proposta para os dias de verão, já que potencia as matizes do presunto serrano e adiciona frescura a esta combinação. Ambos os elementos desta pouco usual maridagem conservam a sua identidade própria numa relação harmoniosa, uma experiencia gustativa única.

No caso dos vinhos maduros e reserva é preciso precaver-se, já que alguns deles podem ter uma personalidade demasiado forte para casar com o presunto serrano. Não obstante, um presunto serrano com muita presença, como pode ser um Grande Reserva de Trévelez, pode encontrar num vinho maduro um grande companheiro. A elevada presença de taninos nos vinhos reserva e maduros pode resultar num sabor envolvente que realce certos sabores do presunto serrano.

Por último, é imprescindível desmentir a crença popular de que os vinhos doces, sejam espumosos ou não, são uma boa opção para maridar o presunto serrano. Actualmente os peritos consideram este tipo de vinhos como os piores candidatos para a maridagem do presunto serrano pela elevada concentração de açúcar, a qual opaca a intensidade do sabor do presunto.

Ocorre algo semelhante com os vinhos rosé ou brancos novos, especialmente aqueles que são afrutados ou aromáticos, dado que impõem a sua presença afastando para segundo plano o seu companheiro de maridagem, pelo que a sua combinação com o presunto serrano resulta decepcionante.


Tudo sobre presunto

Conteúdo

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano Ver Loja