Museus do presunto Pata Negra no mundo
Uma boa prova em relação à posição de prestígio que o presunto pata negra ocupa entre os produtos gourmet, é a crescente presença de museus do presunto pata negra em todo o mundo. Tanto em território Espanhol, como no estrangeiro, existe a possibilidade de desfrutar dos melhores sabores ibéricos em alguns locais dedicados exclusivamente a este fim. Vejamos os mais importantes!
Museus do presunto pata negra, Porquê?
Em ocasiões ouvimos dizer que os espanhóis não valorizam suficientemente os seus produtos e a sua gastronomia. O facto de que o presunto pata negra tem um reconhecimento global e uma alta procura às mesas de qualquer país, não lhe retira a importância, de produto de grande tradição, e, não tenhamos dúvidas de que sem ele não poderíamos viver.
Em contrário, esta auto-consciência de saber os segredos e apreciar as virtudes de um bom presunto, teve como resultado a criação de vários museus/restaurantes dedicado ao presunto pata negra, onde se podem degustar fatias da maior qualidade no mercado.
Mas, não só em Espanha se encontram museus do presunto pata negra. Alguns países onde a migração espanhola foi muito marcada, para não dizer massiva, também albergam centros temáticos dedicados ao presunto ibérico, onde se podem degustar alguns dos melhores presuntos pata negra e os quais têm uma grande reputação nos círculos gastronómicos locais. Sem dúvida alguma, as melhores embaixadas gastronómicas que se podia esperar.
Museus do presunto pata negra em Espanha
Em Madrid encontramos uma ampla rede de museus do presunto pata negra, com cinco locais que já formam parte da paisagem urbana madrilena, situados na Gran Vía, Alcalá, Atocha, Marcelo Usera e Escoriaza, onde se oferece uma ampla variedade de produtos ibéricos e queijos de diversas procedências, servidos em tábuas ou fatias de pão, e onde também se pode desfrutar de algumas das especialidades culinárias da cozinha espanhola.
Museu do presunto pata negra em Madrid
Em Barcelona, podemos encontrar várias sucursais de Enrique Tomás, onde se oferecem os produtos deste fornecedor, assim como uma grande quantidade de restaurantes dedicados monograficamente ao presunto pata negra e, onde também encontramos outros produtos ibéricos. É o caso do Jamón Jamón, de El Rincón del Jamón e do Restaurante 5 Jotas (que também se encontra em Madrid, Sevilha e Lisboa).
Outro dos mais reconhecidos é o museu do presunto pata negra de Aracena, em Huelva, onde se encontra o centro de interpretação do porco ibérico mais importante de Espanha, e portanto, do mundo. Ali podem degustar-se os melhores presuntos da região, mas não só isso, já que o espaço oferece a possibilidade de se aproximar ao máximo ao processo de elaboração e de todas as subtilezas que giram em torno deste mundo.
Para isso, há visitas guiadas às zonas das pastagens e às instalações de alguns produtores. Um lugar muito recomendável para aquele que deseje aprofundar mais o seu conhecimento sobre os produtos ibéricos.
Museus do presunto no estrangeiro
Noutras cidades do mundo, onde a influência cultural espanhola tem um peso determinante, também se encontram alguns museus dedicados ao presunto pata negra. É o caso do museu do presunto pata negra no México DF, um restaurante onde para além do manjar ibérico pode-se degustar todo o tipo de especialidades como a paelha ou diversas tapas típicas da cozinha espanhola.
Museu do presunto em Buenos Aires
Por último, Buenos Aires alberga vários museus do presunto pata negra onde também se promove a gastronomia espanhola do mais alto nível. Situado no centro da cidade como o de Puerto Madero, são oferecidos produtos ibéricos de maior qualidade, trazidos directamente dos melhores fornecedores espanhóis.
Para além destes centros embaixadores da gastronomia espanhola, cabe destacar que dia a dia são cada mais os presunto pata negra que se exportam em diferentes países do mundo, um feito somente possível graças à crescente demanda dos produtos gourmet espanhóis, a qual não para de aumentar dia após dia.
Tudo sobre presunto
Conteúdo
- 1 Tipos de presunto Pata Negra
- 2 Como consumir presunto Pata Negra
- 3 Cortar presunto Pata Negra
- 4 Como conservar presunto Pata Negra
- 5 Maridagem do presunto Pata Negra com outros produtos, à sua mesa
- 6 Lei da qualidade do presunto Pata Negra
- 7 As Pastagens
- 8 Denominações de origem do presunto Pata Negra
- 9 Propriedades nutricionais do presunto Pata Negra de bolota
- 10 Receitas com presunto
- 11 Diferenças entre presunto Pata Negra e presunto serrano
- 12 Diferenças entre pá e presunto Pata Negra
- 13 Diferenças entre presunto Pata Negra e presunto serrano
- 14 O presunto Pata Negra e os seus concorrentes no mundo
- 15 Propriedades nutricionais do presunto Pata Negra
- 16 Denominação de origem do presunto Pata Negra
- 17 Zonas de elaboração do presunto e do Pata Negra
- 18 Presunto cortado à mão ou a máquina
- 19 Museus do presunto Pata Negra no mundo
- 20 Provas de presunto Pata Negra: todos los segredos
- 21 Rota do presunto Pata Negra
- 22 O presunto Pata Negra de bolota e a sua maridagem ideal
- 23 Processo de elaboração dos enchidos ibéricos
- 24 História dos enchidos ibéricos
- 25 IVA para o presunto: perguntas e respostas
- 26 O presunto na literatura
- 27 Curiosidades do presunto Pata Negra
- 28 Como conservar o presunto serrano
- 29 Regulamento de qualidade do presunto serrano
- 30 Elaboração do presunto serrano
- 31 Denominações de origem do presunto serrano
- 32 Propriedades nutricionais do presunto serrano
- 33 Receitas com presunto serrano
- 34 Tipos de presunto serrano
- 35 Maridagem do presunto serrano
- 36 Como consumir presunto serrano
- 37 Cortar presunto serrano
- 38 Todos los secretos sobre la cata de jamón pata negra
- 39 Como escolher um bom suporte de presunto
- 40 Qual o melhor presunto pata negra?
- 41 É correcto o termo pata negra?
- 42 presunto pata negra e pastagens
- 43 Os segredos da maridagem do presunto pata negra