Tipos de presunto Pata Negra

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano  Ver Loja
Desde a recentemente aprovada lei de qualidade do presunto pata negra em Espanha existem diversas categorias de qualidade para os diferentes tipos de presunto pata negra.

A medida tomada pelo governo pretende lutar contra a publicidade enganosa e fortalecer assim o mercado de produção de presuntos ibéricos de qualidade, mediante a introdução de medidas de rastreio e controlo rigoroso, para poder identificar em todo o momento a procedência do produto, assim como o tipo de alimentação do porco e a percentagem de pureza ibérica do mesmo.
Tipos de presunto pata negra negra, segundo a sua pureza

Com efeito, esta classificação baseia-se principalmente em dois factores: as características genéticas do porco e a alimentação recebida durante o período de engorda.

Com respeito à genética do animal os produtores são obrigados a especificar a percentagem de genética ibérica do animal, que só pode ser considerado como tal quando tenha um mínimo de 50% de raça ibérica e 50% de duroc branco. Um presunto 100% ibérico de pata negra é uma aposta segura devido à predisposição destes animais a acumular gordura infiltrada.

Também existe a categoria de presunto ibérico procedente de animais com 75% de raça ibérica. Em todos os casos a lei indica que os cruzamentos devem realiza-se entre fêmeas com 100% de genética ibérica e machos com 100% de genética duroc.
 
Sobre a alimentação recebida, considera-se que a de bolota produz o tipo de presunto ibérico de maior qualidade, já que provém de um porco que foi engordado exclusivamente em regime de pastoreio, ou seja, alimentando-se de bolotas e outros recursos presentes nas pastagens, como raízes e pasto.

As outras duas denominações são o presunto cebo de campo, que faz referência a um animal engordado em regime combinado de pasto ao ar livre e ração dada em cativeiro, e o presunto de cebo, que se refere a um porco alimentado no seu período de engorda exclusivamente com rações.

O consumidor pode identificar os diferentes tipos de presunto pata negra mediante um sistema de etiquetas. Cada cor indica um grau de qualidade: As etiquetas brancas e verdes são para o presunto de cebo ibérico e para o presunto de cebo de campo ibérico, respectivamente, enquanto que as etiquetas vermelhas e pretas são para o presunto de bolota ibérico e para o presunto de bolota 100% ibérico, respectivamente.

Estes princípios aplicam-se também ao presunto da pá extraído das patas dianteiras do porco, que também são identificados com etiquetas de cor correspondente ao tipo de alimentação recebida pelo porco, sempre indicando o grau de pureza ibérica do mesmo.
Etiquetas de cores para diferentes graus de qualidade do porco ibérico

Sem dúvida, a nova classificação de qualidade para os diferentes tipos de presunto pata negra, diminui a publicidade enganosa e é destinada a proteger os produtores que seguem estritamente as directrizes indicadas com relação à selecção genética dos animais e ao tipo de alimentação recebida.

Uma medida que deve contribuir para aumentar a qualidade e o prestígio dos presuntos ibéricos, assim como fortalecer a sua presença, tanto em Espanha como a nível internacional, no sector dos alimentos gourmet.

Tudo sobre presunto

Conteúdo

Disfrute do melhor Presunto Ibérico e Serrano Ver Loja